Editorial

A revista eletrônica PanoramaCrítico iniciou as suas atividades no final do ano de 2008 com o objetivo de difundir os possíveis debates críticos da produção artística contemporânea, abrindo um canal para a veiculação das produções do campo da teoria e crítica das artes visuais. Iniciado no início deste mesmo ano, a proposta final, concisa e desenvolvida como tal só se fundamentou há pouco tempo, com a publicação do site na sua edição zero (uma edição para testes).


Para nós editores, o ano de 2009 é um momento de grandes expectativas e transformações no campo das artes visuais. Entre as propostas e inovações nesta nova fase da revista, estamos apresentando um novo formato, com uma reformulação do design visual da mesma. Visando assim, simplificar e facilitar a navegação através dos links e textos da revista. Este ano também é um momento de configurar diversas expectativas para nós realizadores desta empreitada, pois pretendemos solidificar parcerias existentes, como forma de dialogar com os diversos meios produtivos do campo das artes e abrir novos caminhos que possam enriquecer a publicação a médio e longo prazo, mostrando este projeto de modo consistente.


Nesta nova edição, o texto principal (Panorama) é “Qual é o lugar da crítica hoje?” onde conversamos com a atual Presidente da atual gestão da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), Elvira Vernaschi e alguns críticos e teóricos de atuação na área da crítica de arte. Apresentamos também uma entrevista realizada com o artista plástico Walmor Corrêa sobre o seu trabalho, suas poéticas e seus anseios. Temos ainda dois artigos, Bianca Knaak e Vânia Sommermeyer, que apresentam e discutem os pensamentos e processos criativos contidos na sua produção artística, além de termos também um ensaio, uma experiência de trabalho realizada por um grupo de artistas nas ruas de Porto Alegre.


Por fim, gostaríamos de agradecer a todas as pessoas que acreditaram e apoiaram este projeto até este ponto, assim como esperamos que cada vez mais pessoas possam se interessar e possibilitar a troca de informações e conhecimento tão necessário para o crescimento da revista PanoramaCrítico e sua consolidação como um meio imparcial, independente e público das artes visuais.
 

Os Editores

Panorama Crítico Editora e Comércio de Publicações Ltda. CNPJ 10.582.737/0001-13 - Brasil

  • whatsapp-logo
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • icons8-issuu-50